(Friedrich Nietzsche)
Resumo
Nos últimos anos, a internet vem se configurando como uma ferramenta poderosa para as assessorias de imprensa no relacionamento com a mídia. Pela web, as empresas podem comunicar com maior facilidade seus produtos e serviços e principalmente estabelecer canais de comunicação com seus públicos. Um desses canais são as Salas de Imprensa Virtuais (também denominadas como Área de Imprensa ou Notícias), espaços determinados na página de internet de empresas ou organizações para relacionamento com veículos de Comunicação e jornalistas (BUENO, 2006). Embora esteja crescendo o número de sites com este serviço, será que esses espaços estão sendo amplamente utilizados em todo seu potencial comunicativo?
O presente Artigo tem como temas centrais a assessoria de imprensa, o relacionamento com jornalistas e a internet. A partir da análise de conteúdo das salas de imprensa de seis empresas brasileiras integrantes do top 500 do jornal Financial Times, o estudo teve como objetivo observar como a ferramenta da internet está sendo utilizada pelas assessorias de imprensa dessas instituições, como forma de divulgação e de interação com a mídia, e quais conteúdos estão sendo disponibilizados aos jornalistas.
Abstract
In the last years the internet has evolving as a powerful tool to the relationship between the Companys and the media. The Companys uses the web to communicate with their products and services more facility and also they are using this tool to set up communication channels with theirs public. Some of these channels are the Virtual Press Rooms (also called press areas or news areas) and the spaces in Companys websites reserved to the relationship with the communication vehicles and journalists. Even though the number of websites with this service are growing up we ask if they are being completely used in all their communicate potential?
The central subject of this article is The Public Relation and the relationship between the journalists and the internet. This study will analyze the content of Press Rooms of 6 Top 500 Financial Times Brazilians Companys with the objective to observe how the internet is being used by the Public Relations of the Private Institutions as a way to divulge and interact with the media and which content is being available to the journalists.
Introdução
A globalização, a concorrência desenfreada, o ritmo acelerado das negociações e decisões estratégicas transformaram a informação como moeda importante neste início de século. A necessidade de obter e difundir dados e dados passou a ser fator de sobrevivência para grandes e pequenas organizações neste início de século.
Nesta verdadeira transformação social, trazida pela chamada sociedade em rede, a Internet tem lugar privilegiado, segundo Castells (apud BIANCO, 2004, P.136), que compara a rede mundial de computadores à importância fundamental da eletricidade para a era industrial, "dado sua capacidade para distribuir o poder da informação por todos os âmbitos da atividade humana" (CASTELLS apud BIANCO, 2004, P.136). Essa nova concepção de mundo é considerada por NEGROPONTE (1997, p.1440), como a teoria da era da pós-informação, onde máquinas entendem pessoas com a mesma sutileza dos seres humanos a partir das novidades tecnológicas.
Internet e suas transformações
No Brasil, as primeiras iniciativas de redes de computadores começaram a surgir em 1989, interligando universidades e centros de pesquisa do Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre aos Estados Unidos, mas o País integrou-se definitivamente à rede mundial na década de 90, quando a internet passou a fazer parte da vida das pessoas (PINHO, 2003, p. 30 - 31).
Pinho considera a Internet como uma superestrada da informação, dada sua velocidade de disseminação. Para utilizá-la corretamente como mídia, é necessário, ainda conforme Pinho, conhecer os critérios que a diferenciam de outros meios de comunicação (Pinho, 2003, p. 48 - 55), destacados abaixo:
- não-linearidade (capacidade de leitura de variadas formas, sem uma seqüência predeterminada),
- fisiologia (a leitura on-line é mais demorada, exigindo textos mais curtos),
- instantaneidade (as notícias são transmitidas e publicadas em tempo real),
- dirigibilidade (enviar informação para a audiência sem a necessidade de filtro),
- qualificação (público formador de opinião),
- custos de produção e de veiculação (depois de investimentos iniciais, sua manutenção é pouco dispendiosa),
- interatividade (via de mão-dupla)
- pessoalidade (conversa entre pessoas),
- acessibilidade (disponível 24 horas por dia)
- receptor ativo (a audiência busca informação de maneira mais ativa).
Segundo Moherdaui (2000, p. 19), "o início da era da informação digital se dá nos Estados Unidos, no final dos anos 80." Já no Brasil, o jornalismo digital começou a expandir-se a partir de versões similares de revistas e jornais norte-americanos e ingleses, há cerca de 10 anos. Ainda de acordo com Moherdaui (2000, P.56), existem três tipos de leitores na internet: os chamados scanners, que fazem a leitura por uma passada de olhos no texto; os que preferem os recursos multimídia; e os que procuram dados mais detalhados sobre um tema. E para cada um desse perfil, existe uma concepção de texto e possibilidades de recursos, de forma a atrair a atenção.
Todos os meios agem sobre nós de modo total. Eles são tão penetrantes que suas conseqüências pessoais, políticas, econômicas, estéticas, psicológicas, morais, éticas e sociais não deixam qualquer fração de nós mesmos inatingida, intocada ou inalterada. O meio é a mensagem. Toda compreensão das mudanças sociais e culturais é impossível sem o conhecimento do modo de atuar dos meios com o meio ambiente. (MCLUHAN, 1969, p. 54)
Abex Junior (2001, p. 89) fala sobre o bombardeamento que o homem sofre atualmente devido à crescente velocidade das inovações tecnológicas, científicas e culturais. E neste "mundo em que a informação existe em abundância, para todos, a rapidez como a eficácia na capacidade de obter uma informação exclusiva e na de disseminá-la adquiriram uma urgência dramática, acirrando ainda mais a competição entre os veículos de comunicação de massa" (ABEX JUNIOR, 2001, P. 88). Assim está contextualizada a sociedade atual, bombardeada por informações.
Assessorias de Imprensa e novo cenário
Dentro deste cenário, empresas ou instituições, públicas, privadas, mistas ou organizações não-governamentais, tem utilizado a internet como meio de comunicação e relacionamento com seus diversos públicos. No caso da relação entre a empresa e a mídia, esta interação é feita pela Assessoria de Imprensa, que desempenha papel importante, segundo Chinem:
A modernização da sociedade trouxe ao ser humano a necessidade de obter cada vez mais informação, o que, em larga escala, levou ao desenvolvimento dos meios de comunicação. Essa situação, por sua vez, também fez com que indivíduos e organizações passassem a vislumbrar no noticiário transmitido por jornais, revistas, emissoras de rádio, de televisão e na rede mundial de computadores a sua grande possibilidade de divulgar fatos e opiniões para a sociedade. Para intermediar e aprimorar este processo, surgiu a Assessoria de Imprensa que (...) faz o contato a partir da empresa e se relaciona permanente com ela (imprensa).
Este ramo da comunicação não é recente: a assessoria de imprensa nasceu no início do século XX, a partir da atuação do jornalista Ivy Lee que, 1906 inventou esta atividade especializada na área de comunicação. Conforme Chaparro (2003, p. 35), grandes capitalistas norte-americanos, homens de negócios ambiciosos, a partir de seu poder, controlavam governos e colocavam-se acima das leis. Seria de um destes industriais sem escrúpulos, William Henry Vanderbilt, a autoria da frase the public be dammed (o público que se dane), mostrando a despreocupação e o despreparo desses empresários em relação à imprensa e aos públicos.
A partir da necessidade de estabelecer uma nova atitude de respeito à opinião pública (CHAPARRO, 2003, p.36), os capitalistas encontraram em Ivy Lee o profissional que iria auxiliá-los a corrigir sua imagem pública "com a divulgação de informações favoráveis às empresas, pela imprensa informativa" (HEBE WEY apud CHAPARRO, 2003, p.36).
Ainda fazendo referência a Chaparro (2003, p.41), o modelo norte-americano de relações públicas (ou assessoria de imprensa) foi exportado a vários países, dentre eles o Brasil, que começou a enveredar nesta seara após a Segunda Guerra Mundial, "mais acentuadamente após a eleição de Juscelino Kubistschek".
Mas as primeiras experiências brasileiras em assessoria de imprensa são do início do século XX, como dizem Mafei (2004, p.34) e Duarte (2003, p. 82). Isto ocorreu a partir da iniciativa do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio, no governo Nilo Peçanha (1909 - 1910), com o serviço Secção de Publicações e Biblioteca, "para integrar serviços de atendimento, publicações, informação e propaganda" (DUARTE, 2003, p. 82).
A partir da década de 60, houve um franco desenvolvimento das relações públicas, principalmente com a criação da Assessoria Especial de Relações Públicas da Presidência da República (AERP) um superministério que "coordenava a rede governamental de divulgação, criando e difundindo 'verdades' oficiais" do governo militar (CHAPARRO, 2003, p. 41).
Um fato considerável para a profissionalização das assessorias de imprensa no Brasil é a criação da Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, como conta Duarte (2003, p. 86), que foi fundada em 1967 como Associação Brasileira de Editores de Revista e Jornais de Empresa.
Mais recentemente, diz Mafei (2004, P. 36), a Associação Brasileira de Agências de Comunicação, a Abracom, criada em 2002, propõe-se a "organizar e defender as empresas" de comunicação. Com a modernização e a profissionalização, as empresas têm buscado implantar segmentos de comunicação organizacional ou empresarial, que atue nas áreas de assessoria de imprensa, comunicação mercadológica, comunicação interna e institucional.
Devido à crescente implantação de assessorias de imprensa nas empresas e a vulgarização dos press releases, despejados nas redações sem qualquer critério, a Federação Nacional dos Jornalistas - Fenaj, publicou em 1986, o Manual de Assessoria de Imprensa, que descreveu as atribuições do assessor e estabeleceu os procedimentos necessários para o exercício da profissão (MAFEI, 2004, p. 37).
O relacionamento com a imprensa deve acontecer em um ambiente diplomático de respeito e de constante intercâmbio. Esta relação deve levar em consideração o interesse fundamental pela informação (TORQUATO, 2004, p. 88). Por outro lado, o profissional de assessoria de imprensa convive diariamente com a angústia de cada vez mais aprimorar seus sistemas de comunicação, seja direcionada ao público interno, seja externo. Isto se dá pelo fato de haver uma extraordinária concorrência pela atenção do público, inserido em uma sociedade fundamentalmente midiática, explorada por diversos meios de comunicação.
A Assessoria de Comunicação presta um serviço especializado, coordenando as atividades de comunicação de um assessorado com seus públicos e estabelecendo políticas e estratégias que englobam iniciativas nas áreas de Jornalismo (assessoria de imprensa), Relações Públicas e Publicidade e Propaganda. (KOPPLIN; FERRARETTO: 1993, p.11)
Além disso, observando o principal público externo de uma assessoria de imprensa: profissionais de veículos de comunicação, estes também estão repletos de informações dessa natureza, ou seja, o comunicador de assessoria de imprensa tem de disputar espaço para sua instituição em relação às demais.
Novas ferramentas de relacionamento
Esta revolução digital transformou e vem modificando a forma de se fazer jornalismo, seja nas redações ou nas assessorias de imprensa. Como aborda Bueno (2003, p.79), a partir da internet e sua rapidez incomparável, há uma busca incessante por dar a notícia e para marcar presença na mídia a empresa deve ter fontes de prontidão, dados relevantes e até mesmo, antecipar-se às solicitações da imprensa. Dessa forma, não há perda de tempo em uma era onde os segundos valem ouro.
Na busca desta agilidade, as assessorias de imprensa podem se fazer valer das Salas de Imprensa Virtuais, um canal ágil e eficaz de interação com a mídia. Como apresenta Esparcia & Martinez, em um estudo sobre salas de imprensa de sites das 10 empresas espanholas de maior venda:
"(...) as relações com os meios de comunicação também tem sido afetadas pelas novas identidades de públicos e surgem modalidades de interação entre organizações e a mídia. Uma dessas mudanças são as denominadas Salas de Imprensa Virtuais, definidas como espaços comunicativos em rede que contém as ferramentas e as atividades dirigidas aos meios de comunicação por parte das organizações" (2005, p. 135 - 136, tradução nossa)
Este espaço dedicado aos jornalistas, existente nas páginas de internet das empresas e instituições, deve ser um local de relacionamento com os veículos e os jornalistas. No curso à distância sobre Assessoria de Imprensa, promovido pela Comtexto, Bueno (2006) ressalta algumas vantagens deste serviço: aumentar o contato entre a empresa e os jornalistas, que muitas vezes por falta de tempo ou pela distância não podem contatá-la pessoalmente; oportunidade de disponibilizar materiais, informações relevantes, pautas e sugestões de matérias. Bueno, ainda no curso de Assessoria de Imprensa, ressalta ainda que este local não pode ser apenas um lugar para depositar informações: deve ser meio de interatividade, para consolidar este relacionamento profissional e personalizado entre empresa-imprensa, e que tenha a estrutura para dar o retorno ao jornalista quando necessário.
Vale ressaltar os resultados da pesquisa realizada pelo Portal Comunique-se. Foram entrevistados 1094 jornalistas de vários veículos de comunicação do País. Em uma das perguntas, sobre as características que um assessor de imprensa deve ter, as três respostas principais foram Relacionamento com Jornalistas, Agilidade nas respostas e qualidade do material encaminhado. E sobre a utilização da internet em busca de informações, 55% dos profissionais responderam que visitam sites de empresas quando precisam de informações específicas e outros 31% acessam as páginas empresarias regularmente em busca de novidades. E ainda, sobre a existência de Salas de Imprensa Virtuais nos sites empresariais, 82% dos entrevistados consideram a iniciativa válida pois economizaria o tempo na busca por informações. Esses dados demonstram a importância das Salas de Imprensa Virtuais como ferramenta para facilitar o contato dos jornalistas com os dados das empresas.
Esparcia & Martinez (2005, p.139, tradução nossa) citam Kent & Talor sobre o conteúdo mínimo de uma sala de imprensa:
- comunicados de imprensa ordenados cronologicamente (do mais recente)
- busca por palavras-chaves
- imagens gráficas, relatórios anuais (em HTML e PDF )
- folhetos, flyers e kits com informações relevantes da organização ou produto
- informações de contato atualizadas
- estabelecer listas de distribuição (newsletters) sob prévia solicitação
A organização dos materiais e informações na Sala de Imprensa deve considerar as demandas rotineiras dos jornalistas e "prever novas oportunidades de divulgação" (BUENO, 2006). Além disso, é preciso manter atualizado o conteúdo e também estabelecer um follow-up, para colocar a assessoria à disposição dos jornalistas para informações complementares. Além da equipe da assessoria, as fontes também precisam estar preparadas, pois os contatos podem acontecer e deverão ser respondidos com agilidade e qualidade de informações.
Informações importantes são descritas por Penteado Filho (2003, p. 357) que "para aumentar a eficiência das ações de comunicação" é necessário integrar todos os produtos, dispor na Sala de Imprensa as versões eletrônicas de materiais impressos, também, vídeos, fotos, relatórios de atividades, balanços financeiros, balanços sociais, entre outras publicações.
As vantagens das salas de imprensa virtuais estão demonstrando a importância deste tipo de canal de comunicação entre as organizações e os jornalistas, sendo alvo de pesquisas sobre o assunto. Uma delas, realizada pela IBM (BEST..., 2005, tradução nossa), analisou as salas de imprensa de grandes empresas espanholas, européias e norte-americanas, países considerados tecnologicamente avançados neste segmento. Mesmo assim, o estudo identificou que há uma carência quanto à interatividade nesses sites, pois verificou-se que neste novo canal de comunicação não são tão eficazes quanto os tradicionais (telefone e contato pessoal). Isto se deve, segundo a pesquisa, à escassez ou demora nas respostas, denotando um certo abandono pelas empresas.
O estudo de Esparcia & Martinez (2005, p.142) também revela o estágio por qual se encontram as salas de imprensa espanhola. Na pesquisa de 10 sites empresariais, foi percebido que a maioria é estática, com escassa informação, unilateral e com nula utilização das potencialidades desta tecnologia. Isto, segundo os autores, mostra que as empresas ainda estão investindo pouco em recursos, em personalização dos contatos nem tampouco planejamento estratégico desses espaços virtuais dedicados à mídia.
Na busca por conhecer como está a experiência brasileira neste novo ramo da assessoria de imprensa, esta investigação tem como objetivo perceber como as salas de imprensa virtuais de grandes empresas brasileiras estão disponibilizando suas informações e que tipo de conteúdo está ao alcance de quem busca a informação.
No estudo, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo das salas de imprensa de grandes empresas brasileiras. A amostra é do tipo por acessibilidade (não-probabilística) caracterizada por seis empresas brasileiras integrantes do Ranking Global 500 2006, divulgado pelo jornal Financial Times, que reúne as 500 maiores empresas do mundo em valor de mercado.
POSIÇÃO EMPRESA SITE VALOR DE MERCADO*
48 Petrobras www.petrobras.com.br 91,217
117 Vale do Rio Doce www.cvrd.com.br 54,394
205 Bradesco www.bradesco.com.br 33,294
222 Itaú www.itau.com.br 31,031
266 Ambev www.ambev.com.br 26,459
362 Banco do Brasil www.bb.com.br 20,726
*Valores em Bilhões de dólares
A planilha de análise continha informações sobre conteúdo, aspectos estruturais e de usabilidade. A pesquisa aconteceu no dia 16 de junho. As perguntas de análise basearam-se na questão de presença/ausência dos tipos de informações do site (acesso liberado, releases, histórico da empresa, press kit, imagens, materiais audiovisuais, entrevistas e possibilidades de interatividade).
Resultados obtidos
As Salas de Imprensa, como dito anteriormente, são "páginas desenvolvidas especificamente para jornalistas" onde podem ser disponibilizadas "informações como notícias, eventos, posicionamentos, informações sobre produtos e serviços, lista de contatos, banco de imagens e possibilidades de busca, entre outros" (PENTEADO FILHO in DUARTE, 2003, p. 350).
O primeiro aspecto pesquisado é quanto à denominação dada a este espaço dedicado nos sites das empresas pesquisadas. Foram encontrados três tipos de caracterização: Sala de Imprensa (33,33%), Notícias (33,33%) e Imprensa (33,33%). Quanto ao acesso às informações, isto nem sempre ocorre de maneira liberada. No caso da amostra pesquisada, duas empresas (33% da amostra) solicitaram cadastro prévio para entrada em conteúdos mais específicos (entrevistas, fotos, material de áudio e vídeo e dados mais aprofundados). Em apenas uma sala (Companhia Vale do Rio Doce) o cadastro dependia de liberação da equipe de Comunicação, o que não foi aprovado. A empresa enviou na mesma tarde um e-mail em que informava que a solicitação de cadastro havia sido negada e solicitava contato posterior para mais informações.
Nas demais (66,66%) o acesso ao conteúdo era liberado, sendo que o cadastro era facultativo ao próprio jornalista visitante.
Segue abaixo uma rápida descrição dos conteúdos obtidos em cada uma das salas de imprensa pesquisadas:
Notícias Petrobras - O site em questão possui conteúdo dividido em oito editorias (Autosuficiência, Bolívia, Cultura, Economia, Esporte, Internacional, Meio Ambiente, Social). Sem o cadastro, o visitante tem acesso a informações contidas na página inicial (últimas notícias). Para acessar conteúdos específicos (releases, fotos, áudio, vídeos e entrevistas, e a listagem de contato com a Assessoria da Petrobrás) é necessário preencher um formulário (nome, cargo, veículo e e-mail). Este procedimento já valida o acesso ao site.
Em relação ao conteúdo, possui busca por palavras-chave, que pode ser pesquisada em uma ou mais editorias e por datas. Na busca avançada, há a opção do ano de 1981, mas ao fazer uma consulta com a palavra-chave pesquisa, foram listadas notícias somente do ano vigente.
O site pode ser acessado em espanhol e inglês, mas as editorias Cultura e Esportes não possuem notícias nessas línguas estrangeiras. Disponibiliza serviço de retransmissão das notícias para e-mail.
O visitante tem acesso a fotos em alta resolução (11938 x 1942 pixels, o equivalente a uma foto de 19 cm x 19 cm em 250 DPIs), configuração suficiente para impressão em jornal. A lista de fotos não possui busca por palavra-chave, mas sim por editoria.
Havia conteúdo audiovisual, principalmente discursos de diretores da empresa, do presidente da Petrobras e do ex-presidente Luiz Ignácio Lula da Silva, em inaugurações e eventos da estatal. Este conteúdo estava à disposição para visualização e também download, ou seja, possível de salvar no computador do usuário.
Sala de Imprensa da Companhia Vale do Rio Doce - Esta Sala de Imprensa da Vale do Rio Doce possui conteúdo dividido em editorias: A empresa (informações básicas sobre a Vale), Principais notícias da Vale na mídia (Clippings de notícias da companhia), Releases, Resultados, Imagens e Multimídia (acesso não permitido), Sala de Entrevistas, Agenda de eventos, Cadastro de jornalistas, Links e Cadastro de pautas on-line.
No tópico A empresa, o jornalista pode consultar uma série de informações sobre a empresa, quais locais de atuação, o perfil dos executivos, o histórico da Vale, e os investimentos em Meio Ambiente e na área Social.
Com cadastro liberado, o jornalista tem acesso a vários conteúdos específicos (fotos, áudio, vídeos e entrevistas). Este cadastro é feito a partir de um formulário com várias informações (nome, veículo, cargo, telefone de contato, e-mail) e esses dados são submetidos à Gerência de Imprensa da Companhia, que analisa a liberação ou não do acesso.
O conteúdo informativo é dividido em categorias (Alumínio, Corporativo, Empresas do grupo, Energia, Fatos relevantes/oficiais, Informações financeiras, internacionais, investimento social, logística, Meio ambiente, Mineração, Outros). O sistema oferece busca de palavra-chave de releases. O site pode ser visto também em inglês. Ao ler as notícias, seu conteúdo pode ser retransmitido por e-mail.
No tópico Resultados, disponibiliza informações sobre a cotação das ações da Companhia (diário) e relatórios trimestrais do desempenho da empresa, bem como o acesso aos relatórios anuais de 1997 a 2004 (em arquivos excell). Não foi possível acesso às sessões Imagens e Multimídia por falta de login liberado. No item Links, existe uma relação dos principais projetos da Vale e empresas ligadas à Companhia.
No tocante à interatividade, o site oferece Cadastro de pautas on line e realiza entrevistas via chat (foi possível ter acesso a uma entrevista realizada neste ano), mas no momento da pesquisa, o serviço de entrevistas não estava com nenhuma agendada. Há também lista dos contatos da companhia e das sedes regionais.
Bradesco Notícias - No site do Banco Bradesco existe, no menu, a opção Bradesco Notícias, que nada mais é que uma lista de notícias sobre a empresa desde set/2003. Em busca de mais informações sobre a empresa, houve o acesso ao site Relações com Investidores, onde existem várias informações sobre o Banco, as empresas que fazem parte do conglomerado, e textos denominados press-releases que, na verdade, constituem-se de comunicados aos investidores sobre fatos e atos relevantes da companhia. Acredito que houve um equívoco de denominação desses textos. Ainda no site de R.I., estão disponíveis os relatórios anuais (2000 a 2005) e campanhas publicitárias institucionais do banco.
Relações com a Imprensa - Itaú - Denominado Relações com a Imprensa, a sala de imprensa do Itaú possui acesso livre aos jornalistas. Disponibiliza conteúdo dividido da seguinte forma: Conheça o Itaú, História, Informações Financeiras (link que remete ao site de Relações com Investidores), Informações de Mercado (vídeos com cenários macroeconômicos nacional e internacional, panorama do mercado, glossário com expressões econômicas, cotações e um serviço de notícias atualizadas das principais agências noticiosas), Itaú em foco (vídeos, apresentações e chats com executivos com informações sobre performance, estratégia e perspectivas do Itaú), Itaú na Mídia (Relação de notícias sobre o banco na mídia, com a possibilidade de busca por palavra-chave ou mês/ano da publicação), Itaú no Rádio e TV (disponibiliza notícias veiculadas em emissoras de Rádio e Televisão, mas os links não funcionaram no momento da pesquisa), Releases (disponível textos produzidos pela Assessoria de imprensa desde setembro de 2000, também com busca por palavra-chave ou mês/ano do texto), Cadastro de pautas, Links do Grupo Itaú e Fale com a Assessoria.
O site pode ser visto também em inglês. Não disponibiliza serviço de retransmissão das notícias para e-mail e não oferece acesso a imagens. Possui links com principais projetos e empresas ligadas ao Itaú. Possui lista dos contatos da companhia e das sedes regionais e também cadastro online de solicitação de pautas.
AmBev Imprensa - O contato com a imprensa é feito no menu Imprensa, que disponibiliza as opções releases e contato. Em releases, estão disponíveis 22 textos, produzidos pela agência In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação. Já no item Contato existe uma lista de e-mails que indicam profissionais para informações Institucionais (Máquina da Notícia) ou referentes à Marketing (In Press). No site da agência In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação, há um sistema de fornecimento de imagens, mas estão disponíveis de todos os clientes da agência, por segmento de atuação profissional, o que torna difícil a busca por fotos referentes à AmBev ou seus produtos.
Sala de Imprensa do Banco do Brasil - A Sala de Imprensa do Banco do Brasil está dividida nos itens Últimas Notícias, Artigos, Notícias Regionais, Sua Pauta, Publicações, Imagens e Links. Existem ainda as opções Receba o BB Pauta (sistema de newsletter), Cadastro para jornalistas e Assessorias Regionais.
No menu Últimas Notícias, tem-se acesso às notícias mais recentes (últimas duas semanas), mas é possível fazer uma busca por palavras-chaves, por editoria e por data de notícias mais antigas. No item Notícias Regionais, aparece um mapa do Brasil subdividido pelos estados brasileiros, para que seja feita a escolha das notícias pelo estado. Somente Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais tinham conteúdo. Os itens Sua Pauta, Receba o BB Pauta e Cadastro para Jornalistas, as solicitações deveriam ser encaminhadas ao endereço eletrônico imprensa@bb.com.br, sem opção de formulário eletrônico.
Em Publicações, estavam disponíveis três publicações (uma sobre comércio exterior e outras duas sobre relacionamento com a mídia, sendo que dessas apenas uma tinha conteúdo disponibilizado na internet para consulta).
Quanto às imagens, estavam disponíveis apenas duas fotos, em baixa resolução, e o visitante tem acesso a uma busca de imagens, mas que não produziu resultados satisfatórios durante a pesquisa (nada foi encontrado pelo sistema).
Releases Discursos/Artigos Inf. Mercado Áudio e vídeo
Petrobras Sim Sim Sim Sim
Vale Sim Sim Sim Acesso não permitido
Bradesco Sim Não Não Não
Itaú Sim Sim Sim Não funcionou
Ambev Sim Não Não Não
BB Sim Não tinha conteúdo Não Não
Entrevistas Imagens Busca Clipping Interatividade
Petrobras Sim Sim Sim Não Não
Vale Acesso não permitido Acesso não permitido Sim Sim Sim
Bradesco Não Não Não Não Não
Itaú Sim Não Sim Sim Sim
Ambev Não Não Sim Não Não
BB Não Não Sim Não Não
Conclusões
De uma forma geral, as salas de imprensa observadas neste estudo não utilizam de maneira adequada todo o potencial comunicativo das Salas de Imprensa virtuais. O conteúdo mais comumente encontrado foram os textos releases para os meios impressos, verificado em 100% dos sites. Mesmo assim, estes dados nem sempre são disponibilizados na sua totalidade, 33,33% da amostra oferece uma lista pequena e recente de informações em suas Salas de Imprensa, fazendo com que o assessor de Comunicação amplie seu trabalho de garimpagem de dados a outras fontes.
As vantagens das Salas de Imprensa Virtuais indicadas por Esparcia & Martinez (2005, p. 148), que são a interação, a rapidez, a bidirecionalidade e a especificação não estão sendo usadas plenamente na amostra pesquisada. Das três empresas que anunciavam conteúdo audiovisual (entrevistas e discursos em áudio e vídeo) apenas uma teve acesso possibilitado (sendo que, nas outras duas salas, uma estava com acesso restrito e na outra, o link não funcionou). Quanto aos dados informativos sobre a empresa, o mercado, as perspectivas e o posicionamento da instituição, estavam presentes em 50% das Salas de Imprensa visitadas. Vale ressaltar que esses dados constituem foco principal dos assessores de Comunicação.
Em nenhum dos sites foi percebida a possibilidade de baixar logotipo da empresa ou visitas virtuais à organização. No tocante às fotos, duas salas de imprensa disponibilizavam material para download, mas apenas uma foi possível acesso. Embora uma das instituições oferecia acesso a uma entrevista realizada anteriormente via chat, não foi possível estabelecer qual o procedimento necessário para tal agendamento neste tipo de ambiente.
Por fim, este estudo pode concluir que ainda há muito o que fazer. Estudos semelhantes com maior amplitude estão sendo realizados em outras partes do Planeta e também demonstram que as empresas estão a caminho deste objetivo, mas ainda é preciso aumentar a presença da atuação das assessorias em suas salas de imprensa. Caso contrário, estarão fadadas a serem meras coleções de releases, sem operarem como função de estreitar e facilitar o relacionamento e a vida dos assessores de Comunicação.
ANEXOS
Sites visitados
1) Notícias Petrobras
http://www.noticiaspetrobras.com.br/default.asp
----- Forwarded by Ana Paula Oliveira/Unaerp on 16/06/06 19:10 -----
"Sala de Imprensa - CVRD"
16/06/06 17:33
To: "Ana Paula de Oliveira Oliva"
Subject: Solicitação de cadastro
Sua solicitação de cadastro na Sala de Imprensa da CVRD não foi aceita.
Para maiores informações entre em contato conosco através do e-mail: imprensarj@cvrd.com.br
Atenciosamente,
Gerência de Imprensa da Companhia Vale do Rio Doce
3) Bradesco Notícias
Referências
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AS ASSESSORIAS na visão dos Jornalistas: Pesquisa do portal Comunique-se. São Paulo: Comunique-se, 2003. (Disponível em Arquivo PDF).
BEST Practices in Public Relations: An Analysis of Online Press Rooms in Leading Companies Around the World. Espanha: IBM, 2005. ISBN: 84/689-2608-6
BIANCO, Nélia R. Del. A Internet como fator de mudança no jornalismo. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. São Paulo: INTERCOM, v. 23, n. 1, jan./jun. 2004, p. 133-147, ISSN 0102-6453
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Outros sites acessados:
www.aberje.com.br - Site da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial
www.google.com - pesquisas de artigos referentes à sala de imprensa
www.ibm.com - empresa IBM
www.mit.gov.br - informações sobre teses e dissertações
www.capes.gov.br - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - MEC
www.comut.com.br - serviço de comutação bibliográfica
www.intercom.com.br - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom
www.fenaj.com.br - Federação Nacional de Jornalistas
FONTE: http://www.comunicacaoempresarial.com.br/revista/04/artigos/artigo2.asp
ELABORADO POR:
Ana Paula de Oliveira Oliva*
- Jornalista, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UMESP - Universidade Metodista de São Paulo